Novidades

05/02/2020

Estratégias para lidar com o estresse de uma crise financeira


Quando chega o momento em que você percebe que precisa fazer grandes mudanças em sua vida, é incrivelmente estressante. Freqüentemente, é o culminar de muitas tensões menores, que se acumulam em um grande ponto de ruptura e, de repente, tudo corre rapidamente, criando uma onda de preocupação, medo e estresse.

Eu sei. Eu estive lá. Eu experimentei isso. Pode parecer que tudo pelo que você trabalhou durante toda a sua vida está passando por seus dedos. Quando você finalmente olha nos seus erros financeiros, o que vê lá pode abalá-lo até o seu âmago.

A verdade é que grande parte do sucesso inicial que você pode ver na reviravolta ocorre graças à capacidade de lidar com essa onda de estresse. Ele pode bater com força e pode fazer com que você realmente desvie os olhos da bola.

Estratégia # 1: Pare de perder tempo

Muitas pessoas respondem ao estresse usando desperdiçadores de tempo para procrastinar. Eles investem tempo e energia em atividades que não têm nada a ver com o problema, a fim de se distraírem por um tempo. O problema disso é que geralmente piora o problema quando o enfrenta novamente.

Pare de procrastinar. Concentre-se no problema em questão. Se você está se sentindo sobrecarregado com isso no momento, descanse de verdade para poder atacá-lo com foco mental amanhã.

Então, como você realmente “se concentra no problema em questão”? As próximas várias estratégias ajudarão você a fazer exatamente isso.

Estratégia # 2: Corte seus caminhos para gastar com facilidade

Um dos maiores desafios para resolver uma situação financeira desafiadora é a sensação de desesperança. Até que você tenha suas finanças em ordem, às vezes é incrivelmente difícil descobrir para onde todo esse dinheiro está indo. Por que a conta corrente está sempre vazia? Geralmente não é claro - e isso pode ser incrivelmente frustrante, estressante e assustador.

A melhor resposta a esse desafio é simplesmente interromper os vazamentos mais óbvios, e você pode fazer isso cortando suas ferramentas para facilitar os gastos. Em outras palavras, retire seus cartões de crédito da carteira ou da bolsa e deixe-os em casa quando sair. Da mesma forma, exclua os números de cartão das contas online.

Isso equivale a jogar um pano em um balde com vazamento. Isso não impedirá completamente os vazamentos, mas certamente os obstruirá e diminuirá a velocidade até que você possa descobrir melhores soluções.

Estratégia # 3: grave seus recursos já disponíveis

Outro desafio que aumenta o estresse de uma crise financeira é o esmagamento que se aproxima de despesas e faturas constantes. Você e sua família precisam de comida, água, roupas e abrigo, no mínimo, e essas coisas significam despesas constantes.

Mas aqui está o problema: você já tem muitos desses recursos. Este é o momento de começar a usar todas as coisas que você tem em mãos.

Comece a percorrer a despensa e os armários e faça o máximo de refeições possível com os itens que você já possui. Cave na parte de trás do seu armário e use todas as roupas que você já tem. Percorra todas as opções de entretenimento que você já possui.

Você já tem uma tonelada de valor em sua casa. Aproveite-o antes de abrir sua carteira em outro lugar.

Estratégia 4: Elaborar um Plano

Você parou a maioria dos vazamentos financeiros - por enquanto. Então o que vem depois?

A próxima estratégia-chave é elaborar um plano para enfrentar qualquer que seja a sua crise financeira. Para muitas pessoas, a crise tem a ver com o esmagamento da dívida; para outros, pode ser uma emergência de saúde ou uma corrida de aposentadoria que se aproxima.

Seja o que for, você precisa elaborar um plano para lidar com isso, e a melhor maneira de elaborar um plano é chegar à biblioteca e fazer algumas tarefas sobre como resolver seu problema específico. Vá até lá e procure livros sobre sua situação específica - redução e eliminação de dívidas, aposentadoria ou qualquer outra coisa que possa estar enfrentando.

Existem livros por aí que ajudarão a guiá-lo por quase qualquer tipo de crise financeira que você possa estar enfrentando e ajudá-lo a desenvolver um plano para enfrentar essa crise. Siga os conselhos deles e elabore um plano que o levará do lugar doloroso em que você está para onde você quer estar.

Simplesmente ter um plano de ação em mãos pode ser um tremendo alívio para o estresse.

Estratégia 5: Tomar medidas tangíveis nos primeiros passos

Não importa quão poderoso seja um plano, ele é inútil sem ação. Você precisa tomar medidas concretas para tornar esse plano real. Não só isso, agir de verdade em uma direção positiva é talvez o maior alívio de estresse que existe.

Se você está enfrentando dívidas, uma ótima ação real pode ser vender algumas de suas coisas no Craigslist para derrubar a primeira dívida. Se você estiver enfrentando uma aposentadoria mais próxima do que pensa, uma ótima ação pode ser simplesmente se inscrever em um plano de aposentadoria.

Olhe para o seu plano, defina algo que você pode fazer agora e que o ajudará. Em seguida, enxágue e repita. Faça esse tipo de ação parte de sua vida diária.

Essas foram as dicas de hoje! Esperamos que tenham gostado e até a próxima! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário