Novidades

11/10/2019

Dicas para procurar trabalho no exterior


Trabalhar em outro país é uma grande oportunidade para crescer em nível pessoal e profissional, mas também é um desafio em nível pessoal e profissional. As estatísticas mostram que cada vez mais profissionais optam por procurar emprego no exterior, mas, apesar do fato de serem cada vez mais comuns as perguntas que surgem ao procurar um emprego no exterior, permanecem as mesmas.

O processo de procura de trabalho no exterior pode ser complexo, complicado e muitas vezes assustador devido à falta de informações. Para facilitar todo o processo você encontrará informações detalhadas sobre cada país, mas primeiro tome nota dessas dicas que podem ajudá-lo a planejar seu futuro profissional no exterior.

Dicas para encontrar trabalho no exterior

Abaixo, você encontrará uma série de dicas que ajudarão você em sua busca de emprego no exterior, além de planejar sua nova vida, pessoal e profissional.


Reflita sobre seu perfil e o que você está procurando

Depois de tomar a decisão de procurar um emprego no exterior, você deve primeiro ter muita clareza sobre seu perfil e o tipo de cargo em que pode aspirar.

Faça uma lista dos países em que seu perfil é necessário, investigue quais requisitos são solicitados em cada país e se você os atende ou não.


Linguagem

Muitas pessoas cometem o grave erro de querer trabalhar no exterior sem conhecer o inglês ou o idioma do país. O idioma é o primeiro requisito para poder trabalhar em qualquer lugar em que sua língua materna não seja falada.

A primeira coisa que você deve fazer antes de selecionar um país é perguntar a si mesmo que conhecimento você tem do idioma e se é possível se preparar antes de sair.


Encontre informações sobre o país em que você deseja trabalhar

Se, depois de analisar quais países oferecem maiores possibilidades de encontrar emprego e você já sabe para onde quer ir, o próximo passo é fazer uma pequena pesquisa no país, especialmente sobre suas condições de trabalho (mercado de trabalho, taxa de desemprego, tipos de contratos, cura ...)

Em nossa seção,  Encontre um emprego em ... você encontrará informações detalhadas sobre o mercado de trabalho em muitos países da UE e fora da UE, além de dicas para encontrar o emprego que procura além das fronteiras do seu país

Requisitos legais, procedimentos administrativos e legislação

Para trabalhar em qualquer país da União Europeia, não há requisitos de visto para os cidadãos que desejam trabalhar em qualquer um dos países membros. No entanto, fora da UE, cada país pode exigir um visto ou permissão de trabalho , além de seus próprios procedimentos administrativos.

A melhor coisa que você pode fazer para descobrir quais documentos você precisa para trabalhar em um país estrangeiro é entrar em contato com sua embaixada e ter pessoal especializado para informá-lo e resolver qualquer dúvida que possa ter.

Pesquisar ofertas de emprego e informações especializadas

Ao procurar trabalho no exterior, sempre tente informá-lo de portais especializados, como a Joblers, sobre as peculiaridades do mercado de trabalho do país para o qual deseja emigrar. O mais conhecido na Europa é o Eures , uma rede que conecta serviços públicos de emprego em 18 países membros da UE.

Você também pode procurar trabalho através de portais internacionais de emprego ou agências especializadas em procurar trabalho em outros países em troca do pagamento de taxas por seus serviços.

Outra opção é fazer listas de multinacionais ou grandes empresas que operam na área em que você vai morar e tentar descobrir se estão procurando profissionais qualificados com o seu perfil.

Use redes sociais profissionais

A Internet facilitou bastante a busca de emprego no exterior, especialmente para quem deseja encontrar trabalho no exterior.

As duas redes profissionais mais usadas para procurar trabalho no exterior são o LinkedIn Xing, mas também existem outras específicas para diferentes áreas profissionais, como cientistas, cientistas da computação….

Adapte seu curriculum vitae e sua carta de apresentação

As regras e normas que você conhece ao redigir seu currículo e sua carta de apresentação podem não servir para adaptar seu currículo a um país estrangeiro.

Para procurar trabalho no exterior, escreva os documentos mais importantes para a procura de emprego no idioma do país de destino e lembre-se de redigir as regras e critérios que são seguidos no país em que você deseja trabalhar. Se você conhece um nativo que pode verificá-los melhor, verifique a ortografia e a coesão do texto.


Aprovações

Em muitos casos, eles exigem que você aprove seu diploma universitário no país de destino para poder desenvolver sua atividade profissional em conformidade com as leis locais.

Pergunte na embaixada do país para o qual você emigrará quais documentos você precisa e qual é o processo de homologação do seu título.

Encontrar um emprego no exterior é uma tarefa que exige tempo, dinheiro e, acima de tudo, paciência. Você enfrentará vários obstáculos, mas se outros tiverem sucesso, você também poderá fazê-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário