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11/10/2019

5 dicas para melhorar a qualidade no trabalho


Você pode definir a qualidade do trabalho ou a qualidade na vida profissional, de acordo com as principais necessidades dos trabalhadores. Refere-se aos recursos, atividades e resultados derivados da participação de pessoas no local de trabalho.

As necessidades definidas pelo psicólogo Abraham Maslow são consideradas muito relevantes para atender às necessidades das pessoas, abrangendo saúde e segurança, econômicas e familiares, sociedade, estima, atualização, conhecimento e estética.

Em 2013, 9 componentes foram utilizados para medir a qualidade de vida no trabalho de funcionários de instituições técnicas privadas:


  • Ambiente de trabalho
  • Cultura organizacional e clima.
  • Relacionamento e cooperação
  • Treinamento e Desenvolvimento
  • Remuneração e Recompensas
  • Instalações
  • Satisfação e segurança no trabalho
  • Autonomia no trabalho
  • Adequação de recursos



Estar motivado no trabalho tem a ver com o feedback que uma pessoa recebe no seu dia-a-dia, os projetos em que trabalha, os desafios que lhes são atribuídos ou as relações de trabalho com seus colegas. Além disso, cada pessoa tem a capacidade de melhorar sua própria vida profissional. Estas são algumas das dicas recomendadas pelos profissionais de Recursos Humanos:

Comece o dia com uma atitude positiva

 Todos os dias, antes de ir para o trabalho, vale a pena dedicar algum tempo para refletir sobre a satisfação do dia e planejar as principais tarefas que você deseja executar. Motivar a si mesmo é a chave para sair da cama e começar o dia com energia para se divertir e aproveitar ao máximo.

Aprenda com colegas de trabalho

Crescer profissionalmente, individualmente e com o restante da equipe, é um dos presentes que subestimamos com frequência em nosso local de trabalho. Cada pessoa tem algo para nos ensinar e nossa vontade de nos deixar ensinar depende apenas de nós mesmos. Enfrentar dificuldades com humildade e querer saber nos recompensará com aprendizados que podem ser úteis no futuro.

Evite reclamações

Os fatos são o que são. Às vezes, os projetos não correm como gostaríamos, não obtemos os resultados esperados e só podemos aprender com ele.

Uma atitude negativa não muda o que aconteceu, mas pode até levar a outros conflitos ou erros e também criar desconforto no ambiente de trabalho. Nossas emoções não dependem dos fatos, mas dos pensamentos que elaboramos em torno deles. Sentir-se melhor passa a pensar de maneira diferente!

Conheça periodicamente

As reuniões não podem ser longas e tediosas. Todos devem participar e conversar sobre cada incidente e alcançar a causa raiz.

Com o tempo, as reuniões se tornam mais produtivas e os processos são fortalecidos, os sistemas se tornam mais sólidos. A confiança aumentará à medida que as pessoas perceberem que os sistemas estão detectando erros.

As pessoas devem se sentir ouvidas e valorizadas em suas contribuições

Liberte a criatividade

Por mais excitante que seja, o trabalho pode se tornar monótono. Para fugir da rotina, os especialistas propõem usar a criatividade nas tarefas que sempre parecem iguais. Para eles, podemos propor novas metodologias, desafios para a mente ou envolver mais pessoas para “atualizar” o trabalho.

Limpe a mente no final do dia

O trabalho ocupa a maior parte do tempo e, como se não bastasse, também monopoliza muitas de nossas preocupações. Portanto, especialistas insistem na necessidade de realizar atividades fora de nossa profissão. Dança, desenho, ioga ou qualquer outro esporte ajudam a clarear a mente e a liberar o estresse, o que não apenas contribuirá para o nosso bem-estar pessoal, mas também será útil para abordar mais claramente as questões trabalhistas que nos preocupam.

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