Você pode definir a qualidade do trabalho ou a qualidade na vida profissional, de acordo com as principais necessidades dos trabalhadores. Refere-se aos recursos, atividades e resultados derivados da participação de pessoas no local de trabalho.
As necessidades definidas pelo psicólogo Abraham Maslow são consideradas muito relevantes para atender às necessidades das pessoas, abrangendo saúde e segurança, econômicas e familiares, sociedade, estima, atualização, conhecimento e estética.
Em 2013, 9 componentes foram utilizados para medir a qualidade de vida no trabalho de funcionários de instituições técnicas privadas:
- Ambiente de trabalho
- Cultura organizacional e clima.
- Relacionamento e cooperação
- Treinamento e Desenvolvimento
- Remuneração e Recompensas
- Instalações
- Satisfação e segurança no trabalho
- Autonomia no trabalho
- Adequação de recursos
Estar motivado no trabalho tem a ver com o feedback que uma pessoa recebe no seu dia-a-dia, os projetos em que trabalha, os desafios que lhes são atribuídos ou as relações de trabalho com seus colegas. Além disso, cada pessoa tem a capacidade de melhorar sua própria vida profissional. Estas são algumas das dicas recomendadas pelos profissionais de Recursos Humanos:
Comece o dia com uma atitude positiva
Todos os dias, antes de ir para o trabalho, vale a pena dedicar algum tempo para refletir sobre a satisfação do dia e planejar as principais tarefas que você deseja executar. Motivar a si mesmo é a chave para sair da cama e começar o dia com energia para se divertir e aproveitar ao máximo.Aprenda com colegas de trabalho
Crescer profissionalmente, individualmente e com o restante da equipe, é um dos presentes que subestimamos com frequência em nosso local de trabalho. Cada pessoa tem algo para nos ensinar e nossa vontade de nos deixar ensinar depende apenas de nós mesmos. Enfrentar dificuldades com humildade e querer saber nos recompensará com aprendizados que podem ser úteis no futuro.Evite reclamações
Os fatos são o que são. Às vezes, os projetos não correm como gostaríamos, não obtemos os resultados esperados e só podemos aprender com ele.Uma atitude negativa não muda o que aconteceu, mas pode até levar a outros conflitos ou erros e também criar desconforto no ambiente de trabalho. Nossas emoções não dependem dos fatos, mas dos pensamentos que elaboramos em torno deles. Sentir-se melhor passa a pensar de maneira diferente!
Conheça periodicamente
As reuniões não podem ser longas e tediosas. Todos devem participar e conversar sobre cada incidente e alcançar a causa raiz.Com o tempo, as reuniões se tornam mais produtivas e os processos são fortalecidos, os sistemas se tornam mais sólidos. A confiança aumentará à medida que as pessoas perceberem que os sistemas estão detectando erros.
As pessoas devem se sentir ouvidas e valorizadas em suas contribuições
Nenhum comentário:
Postar um comentário